segunda-feira, 4 de agosto de 2014

EXPLICAÇÃO - A Jornada do Herói e a estréia de mais uma Fanfic

Em 1949, um estudioso de religião e mitologias chamado Joseph Campbell lançou um livro chamado "The Hero With a Thousand Faces" (aqui no Brasil, chamamos de "O Herói de Mil Faces"). nesse livro, foi desenvolvido uma estrutura narrativa chamada "A Jornada do Herói" ou "Monomito".

Capa do livro "O Herói de Mil Faces" do Joseph Campbell. caso queiram comprar o livro, cliquem aqui

Anos depois, inspirado no livro do Campbell, Christopher Vogler, na época em que trabalhava como roteirista dos Estúdios Disney nos anos 80, ajudou seus colegas de trabalho do mesmo estúdio com o guia interno para os roteiristas, chamado "A Practical Guide To The Hero With A Thousand Faces" (Um guia prático para o Herói das Mil Faces), que depois foi lançado publicamente com o título "The Writer's Journey: Mythic Structure For Writers" (A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores, traduzida em português brasileiro por Ana Maria Machado)

Capa do livro "A Jornada do Escritor" do Christopher Vogler. caso queiram comprar o livro, cliquem aqui

De lá pra cá, graças a Campbell e Vogler, essa estrutura narrativa mítica foi usada em filmes, séries, livros, games, e se bobear, em vídeo-clipes

Pra quem quiser saber melhor sobre as fases da Jornada do Herói, vejam o vídeo abaixo do canal "Cabine Literária". pra quem não quiser ver o vídeo, abaixo, falo das 12 fases dessa jornada com exemplos de cenas do livro/filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (logo avisando que tem Spoiler)


Ciclo da Jornada do Herói, de acordo com Campbell e Vogler

As 12 fases da Jornada do Herói

1. Mundo Comum - O mundo normal do herói, antes da aventura começar
Em Harry Potter, Harry nos é apresentando em sua vida comum, como um garoto morador de um porão debaixo da escada. Ele convive com o seu primo e tios malucos.

2. Chamado à aventura - Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou um uma aventura
Em Harry Potter, Harry recebe uma avalanche de cartas trazidas por corujas, convidando-o a estudar em Hogwarts.

3. Recusa do chamado - O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo
Em Harry Potter, O tio de Harry faz esse papel e o proíbe de ir para a escola de bruxos.

4. Encontro com o mentor - O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura
Em Harry Potter, Harry recebe a visita de Hagrid, o meio-gigante responsável por, digamos, escoltar Harry até Hogwarts.

5. Travessia do primeiro limiar - O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo mágico ou especial
Em Harry Potter, Harry atravessa a parede do bar, que dá acesso ao mundo dos bruxos pelo beco diagonal.

6. Testes, Aliados e Inimgos (ou A Barriga da Baleia) - O herói enfrenta testes, encontra seus aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.
Em Harry Potter, Passam-se os primeiros dias em que Harry está na sua nova escola, num mundo diferente. Faz amigos e inimigos e descobre sobre a existência da pedra filosofal.

7. Aproximação da Caverna Oculta - O herói tem êxitos durante as provações
Em Harry Potter, Harry e seus amigos passam por Fofo, atravessam a sala de chaves, vencem o Xadrez de Bruxo. Harry encontra o Professor Quirrell e Voldermort.

8. Provação Suprema - A maior crise da aventura, de vida ou morte
Em Harry Potter, Apesar de ser um bruxo muito jovem, Harry enfrenta Quirrell com a magia de proteção que lhe havia sido imposta pela sua falecida mãe.

9. Recompensa - O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao medo e agora ganha uma recompensa (o Elixir)
Em Harry Potter, Harry encontra a pedra filosofal e derrota Quirrell. Voldemort, enfraquecido, precisa se esconder novamente.

10. Caminho de volta - O herói deve voltar para o mundo comum
Em Harry Potter, Harry se recupera em Hogwarts e prepara-se para retornar ao mundo dos trouxas.

11. Ressurreição - Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo o que foi aprendido
Em Harry Potter, Harry e seus amigos, pelos seus últimos feitos em auxílio à Hogwarts, somam pontos à casa Grifinória e vencem a disputa entre as casas.

12. Regresso com o Elixir - O herói volta para casa com o ‘Elixir’, e o usa para ajudar a todos no mundo comum
Em Harry Potter, Após o primeiro ano na escola de magia, ansiosos para se encontrarem no ano seguinte, os alunos se despedem de Harry, que retorna ao mundo dos trouxas, onde a convivência com os seus tios nunca mais será a mesma.

Bom, explicado o que é a Jornada do Herói, suas 12 fases, mas querem saber o porquê disso tudo, né?
Bom, como vocês já viram no título desse post, estrearei mais um fanfic. esse fanfic é o 2º que posto no K-Log. pra quem não lembra, minha primeira experiência com fanfic's foi com "Oscar & Konata", que quem quiser ver ou rever, cliquem aqui. nessa nova fanfic que irei escrever, usarei o ciclo da Jornada do Herói, que cada fase serão os capítulos (no caso, 12 capítulos). ah, sim, querem saber quem será o herói dessa fanfic, né?
Nada mais, nada menos do que Gustavo Angheben! quê? não sabe quem é ele? pois colocarei a foto dele pra conhecerem melhor


SIM!!! é o Gusang do canal Assopra Fitas, que já indiquei ele no 16º Resumo Semanal do K-Log. ele será o herói da fanfic; mas claro que ele não aparecerá sozinho! terá também outras pessoas ligadas ao Gusang ou ao AssopraFitas, além de criar alguns personagens originais dessa fanfic.
Ah, é: falta um título pra essa fanfic, né? bom, falei da Jornada do Herói e do Gusang, o título já está na cara: "A Jornada do Herói Gusang"

Na próxima segunda-feira, vocês verão o primeiro capítulo de "A Jornada do Herói Gusang", que se chama "Mundo Comum", e conhecerão o banner pra essa fanfic

Até a próxima e... LOKO É POKO!!! :-P