domingo, 31 de outubro de 2010

Curiosidade - Origem do Halloween e do Dia do Saci

agora sim, posto a 1ª curiosidade para vcs q costumam ver o meu blog pessoal, o "K Log"

a origem do Halloween (ou Dia das Bruxas, como costumam chamar) eu postei no meu antigo blog, mas vou repostar p vcs saberem melhor:

Vira-lobos (Norival Rizzo), Oriléia (Vera Kowalska) e Odisséia (Valéria Sândalo) da extinta novela "Acampamento Legal" da Rede Record

O halloween pode ter surgido de duas maneiras:

No dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos (Hallow's Day, em inglês). Antigamente, as pessoas acreditavam que, para bagunçar essa festa religiosa, apareciam fantasmas na véspera, dia 31 de outubro, e assustavam todo mundo.

Para os celtas, antigo povo do norte da Europa, o ano novo começava no dia 1º de novembro, com um festival que indicava o fim da "estação do Sol" e o início da "estação fria e escura". Assim, o último dia do ano (31 de outubro) era marcado por crendices em bruxas e assombrações.

Com o passar dos anos, as pessoas pararam de acreditar nas bruxas e nos fantasmas. Então o Halloween passou a fazer parte do folclore e a ser comemorado de forma alegre e divertida.

Quando os irlandeses, os ingleses e os escoceses foram para a América do Norte, por volta de 1800, levaram a tradição do Halloween, que conquistou principalmente as crianças americanas e, depois, as do mundo inteiro.


agora vamos falar de outra data comemorativa q foi criada em 2003, p homenagem um dos personagens mais conhecidos do Folclore Brasileiro

Saci Pererê, ele comemora o seu dia no dia 31 de Outubro

O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelo então líder do governo Aldo Rebelo (PCdoB - SP) e Ângela Guadagnin (PT - SP) com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou "Halloween", da tradição cultural dos Estados Unidos da América. Propõe-se seja celebrado em 31 de Outubro. Anteriormente, consta que iniciativas semelhantes já tinham sido aprovadas na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e na Câmara Municipal de São Paulo.

Fonte: Wikipédia

então desejo p todos vcs um Feliz Halloween e um Feliz Dia do Saci p todos. JA NE!!!